Você tem acesso ao conteúdo gratuito do Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos da CAPES se consolidou como instrumento fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil por disponibilizar acervo científico digital atualizado e com alto fator de impacto. O modelo de negócio desenvolvido pela CAPES é único no mundo, no qual a Fundação negocia os valores de assinatura diretamente com as editoras e disponibiliza os conteúdos para várias instituições no País por meio de um único ambiente virtual. Todo esse processo facilita e garante o acesso dos usuários a um acervo vasto e diversificado.

 

Principais acontecimentos

O mundo parou devido à pandemia de COVID-19 em 2020. O distanciamento social praticado em vários países, inclusive no Brasil, fez com que as pessoas adotassem medidas para a segurança da saúde. Nesse sentido, universidades e centros de pesquisa suspenderam as atividades presenciais por um longo período. O Portal de Periódicos da CAPES se tornou um dos principais acervos científicos virtuais para consulta sobre o tema coronavírus.

Em março de 2020, a CAPES formalizou junto às editoras científicas, com as quais a Fundação tinha contrato à época, a possibilidade de liberação de acesso a conteúdos sobre coronavírus e a nova pandemia. O objetivo foi atender o maior número de pesquisadores e pessoas interessadas no assunto, facilitando o acesso amplo e irrestrito à informação científica confiável por meio do Portal de Periódicos. O resultado foi a adesão de mais de 40 editoras à iniciativa.

Outro ponto de destaque foi a realização do IV Seminário do Portal de Periódicos da CAPES, em novembro de 2020, como parte das comemorações dos 20 anos de criação do acervo científico. Além do seminário, a CAPES lançou um logotipo comemorativo para marcar a data, que foi utilizado nos sites da Fundação e do Portal de Periódicos.

O seminário ocorreu de forma on-line, por meio de transmissão no canal da CAPES no Youtube. O cronograma contou com nomes importantes de pesquisadores nacionais e, ainda, com uma participação internacional – John Willinsky. O educador, docente da Stanford Graduate School of Education, foi uma das presenças mais esperadas pela comunidade acadêmica e científica brasileira. Ele fechou a programação com uma abordagem do futuro do acesso aberto no mundo nos próximos 20 anos.

Palestrante internacional John Willinsky durante sua apresentação; na tela ao lado Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos, e o tradutor da palestra.

 

O evento foi gravado e continua disponível no Youtube. Acesse aqui para assistir ao seminário.

O Portal de Periódicos encerrou o ano com mais de 138 milhões de acessos, sendo 77,5 milhões para bases de referência e 60,7 milhões para texto completo. As estatísticas podem ser acompanhadas no Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GeoCAPES).

Para quem buscou um upgrade na área de pesquisa científica, 2019 foi um ano bastante produtivo. Isto porque foram ofertados 549 treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES, distribuídos em 40 semanas de curso e alcançando todas as áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (55 turmas), Ciências Biológicas (52 turmas), Engenharias (55 turmas), Ciências da Saúde (52 turmas), Ciências Agrárias (56 turmas), Ciências Sociais Aplicadas (69 turmas), Ciências Humanas (70 turmas), Linguística, Letras e Artes (70 turmas) e Multidisciplinar (70 turmas). No período, quase 7.800 usuários foram capacitados.

Outro marco para a comunidade acadêmica brasileira foi o aprimoramento do aplicativo .periodicos. O lançamento ocorreu em julho, durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campo Grande/MS. O recurso foi apresentado no evento pelo então presidente da CAPES, Anderson Correia. Ao final do ano, o total de downloads no app ultrapassavam a marca de 75.500, com 16.557 downloads para o sistema iOS e 59.100 para Android.

Além da participação na Reunião Anual da SBPC, onde o estande da CAPES teve um espaço para que os participantes conhecessem o novo aplicativo, o Portal de Periódicos marcou presença em outros eventos conectados à educação, ciência e tecnologia no Brasil.

No dia 12 de novembro, foi realizado o III Seminário do Portal de Periódicos, já estabelecido no calendário de eventos. Foi mais uma oportunidade para debater temas relevantes para a ciência brasileira, como modelos de negócios para acesso e disseminação de publicações científicas; indicadores da produção científica e impacto social; inteligência artificial; maior transparência na disponibilização de bases de dados e periódicos científicos pelas editoras.

O III Seminário do Portal de Periódicos foi aberto pela coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Patrícia Silva, e
pelo diretor de Educação à Distância, Carlos Lenuzza - que representou o então presidente 
Anderson Correia (Foto: CGPP/CAPES)

 

Com transmissão ao vivo pelo canal da CAPES no Youtube, o evento alcançou usuários em todos os estados brasileiros e também no exterior, cumprindo o objetivo de disseminação dos temas selecionados. 

A recriação do Grupo de Trabalho e do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) também foi destaque em 2019. As portarias n° 218 e nº 219, ambas de 16 de setembro de 2019, foram publicadas com o objetivo de nomear os respectivos membros para o período 2019 - 2021.

Reunião do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos - PAAP (Foto: CCS/CAPES)

 

O Portal de Periódicos chegou ao final de 2019 com 426 instituições participantes ativas. O acervo científico contava com 49.247 periódicos, 331.565 documentos (dentre livros, relatórios e outros materiais monográficos), 139 bases em texto completo, 135 bases de dados de referências e resumos, 43 obras de referência, 12 bases de patentes, 32 bases de livros, relatórios dentre outros materiais monográficos, 42 bases de estatísticas, 2 bases de normas técnicas e 15 de audiovisuais.

No ano em que completou sua maioridade, 18 anos, o Portal de Periódicos da CAPES investiu em benefícios a favor da experiência de pesquisa dos usuários, promovendo mudanças significativas em sua interface. A primeira alteração foi na página inicial, na caixa de pesquisa “buscar assunto”, que passou a reunir em um único espaço todas as possibilidades de consulta por tópico, identificadas pelos seus respectivos ícones: Portal de Periódicos, Google Acadêmico, PubMed e uma nova ferramenta lançada em caráter experimental nesse ano, o EBSCO Discovery Service (EDS).

Busca por assunto com as demais opções de pesquisa para o usuário.

 

Outra atualização foi realizada no link “buscar livro”. O design da tela de consulta aos e-books foi simplificado e passou a seguir o mesmo padrão gráfico da página “buscar periódico”. Dessa forma, os usuários passaram a encontrar um design homogêneo e intuitivo. A comunidade acadêmica ganhou a facilidade de localizar as obras pelo nome ou pelo código ISBN (International Standard Book Number), além da possibilidade de buscar títulos inserindo nome (ou iniciais) e sobrenome do autor ou selecionando o editor/fornecedor responsável pela publicação.

Quem participou dos treinamentos on-line também foi beneficiado. A equipe do Portal de Periódicos da CAPES implementou um novo modelo para verificação de autenticidade dos certificados de participação. A partir de agosto de 2018, os certificados emitidos passaram a conter a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. A medida foi tomada para garantir a segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando for necessário.

O Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) se reuniu em outubro. Entre outros assuntos, o grupo discutiu sobre repositórios digitais e acesso aberto. Para ampliar as reflexões sobre os temas, a CAPES sediou em dezembro, a convite da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos, a palestra “Diretrizes para uma política de gestão de dados científicos no Brasil”. Ministrada pela bibliotecária e doutora em Ciência da Informação Maíra Murrieta Costa, a apresentação consistiu em dados levantados nos últimos cinco anos acerca do crescimento de dados provenientes do avanço da infraestrutura tecnológica no país, alertando para a necessidade de gerenciamento desses dados.

A convite da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos, Maíra Costa ministrou na CAPES a palestra
“Diretrizes para uma política de gestão de dados científicos no Brasil”

 

O Portal de Periódicos da CAPES encerrou 2018 com 48.325 revistas científicas disponíveis em seu acervo, 331.893 documentos (dentre livros, relatórios e outros materiais monográficos), 131 bases em texto completo, 134 bases de dados de referências e resumos, 45 obras de referência, 11 bases de patentes, 29 bases de livros, 67 bases de estatísticas, 2 bases de normas técnicas e 15 de audiovisuais. Ao final do ano, 414 instituições tinham acesso ao conteúdo assinado pela CAPES. 

Em 2017, o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) e o Grupo de Trabalho (GT) do Portal atuaram ativamente na análise de coleções e na deliberação de decisões importantes. Entre as decisões, foram definidos novos critérios de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES. As instituições participantes passaram a acessar os conteúdos correlacionados aos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento.

Conselho Consultivo do PAAP se reuniu ao longo do ano para debater temas importantes. (Foto: CGPP/CAPES)

 

O Grupo de Trabalho consolidou critérios adotados na composição de parte da coleção para atender aos órgãos reguladores. Isso permitiu, entre outros resultados, a oxigenação do acervo do Portal de Periódicos da CAPES e serviu como indicador de que o conteúdo assinado é, de fato, indispensável para a comunidade acadêmica.

O ano marcou o ingresso da CAPES ao movimento Open Access 2020, liderado pela Max Planck. Em abril, o presidente da Fundação assinou a carta de intenção para participar da iniciativa internacional, colocando o Portal de Periódicos da CAPES na linha de frente da ação, por ser o programa do órgão que possibilita à comunidade acadêmica brasileira o acesso gratuito a conteúdos científicos.

Ao longo de 2017, a temática foi amplamente discutida entre os membros do conselho do PAAP, que receberam em agosto representantes da Canadian Research Knowledge Network (Canadá), da California Digital Library (EUA) e da Max Planck Digital Library (Alemanha) para apresentação de modelos que estavam em vigor em âmbito internacional.

Ivy Anderson (California Digital Library – EUA), Ralph Schimmer (Max Planck Digital Library – Alemanha) e Clare Appavoo (Canadian Research Knowledge Network – Canadá) na reunião do Conselho Consultivo do PAAP.

 

O Open Access 2020 foi também um dos tópicos abordados na segunda edição do Seminário do Portal de Periódicos, realizado em novembro, na sede da CAPES. O evento reuniu editores e membros da comunidade acadêmico-científica brasileira e internacional.

Outro ponto de destaque em 2017 foi a mudança na interface do Portal. As áreas “Acesso CAFE” e "Meu espaço" foram separadas com o objetivo de melhorar a visualização e esclarecer que se tratam de dois serviços independentes. Dessa forma, os usuários passaram a visualizar os links individualmente no menu superior da home. A página “Buscar periódico” também passou por upgrade. A atualização trouxe melhorias como: inclusão de campo único para pesquisa por título ou ISSN, adoção de ícone para identificação de títulos de acesso aberto e incorporação de página com detalhes de acesso e dados de disponibilidade em uma única tela.

O Portal de Periódicos da CAPES encerrou 2017 com 429 instituições participantes ativas, 42.896 títulos de revistas científicas, 131 bases em texto completo, 131 bases de dados de referências e resumos, 46 obras de referência, 11 bases de patentes, 29 bases de livros e monografias, 67 bases de estatísticas, duas bases de normas técnicas e 15 de audiovisuais. 

O grande destaque do ano foi a recomposição do orçamento do Portal de Periódicos da CAPES, que sofreu cortes no ano anterior devido às restrições orçamentárias. Em 2016, o Portal recebeu uma suplementação orçamentária de R$ 23,1 milhões para garantir a disponibilidade do acervo. Esse ganho reforçou o compromisso assumido com a comunidade acadêmica brasileira em promover o fortalecimento da pós-graduação e o avanço da ciência no País.

Os usuários do Portal de Periódicos também ganharam mais um aliado para ampliar as possibilidades de pesquisa: o Google Acadêmico. O recurso passou a ter um espaço fixo na página inicial, implementado para otimizar o tempo do pesquisador na busca da informação científica.

Localização da caixa de busca do Google Acadêmico na home do Portal de Periódicos.

 

A ampliação da parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) também foi destaque em 2016. O serviço de conferência web – Mconf – disponibilizado pela RNP possibilitou a transição dos treinamentos presenciais do Portal de Periódicos para o formato on-line. Essa mudança trouxe grande redução de custos com deslocamentos da equipe, passagens e hospedagens.

O treinamento on-line ofereceu ao usuário a oportunidade de escolher o melhor dia e horário para se capacitar. A quantidade de turmas aumentou expressivamente: de 38 turmas oferecidas em 2015, houve um salto para mais de 200 turmas em 2016. Como consequência, também houve um crescimento no número de capacitados para mais de 6000 pessoas.

Nesse ano, a CAPES consolidou o acesso unificado ao Portal de Periódicos, estendendo a ação para todas as instituições de ensino e pesquisa participantes do Programa. O acesso unificado surgiu como uma alternativa para preservar direitos autorais, aumentar a segurança da informação e promover o uso correto do acervo científico.

O acervo virtual chegou ao final de 2016 com 37.786 títulos de periódicos disponíveis para consulta, 255 bases de dados, além de diversos tipos de conteúdo, como obras de referências (dicionários, enciclopédias, compêndios, etc.), bases de patentes, livros, relatórios, anais, manuais, guias, normas técnicas e materiais audiovisuais.

Um dos grandes destaques do período foi o aniversário de 15 anos do Portal de Periódicos da CAPES, que veio para relembrar todos os resultados registrados durante a sua trajetória. Em alusão ao marco, foram desenvolvidas várias ações, entre elas um logo comemorativo e um hotsite que reuniu a história do programa.

Estande da CAPES, com ação do Portal de Periódicos, na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (Foto: Fabrícia Araújo)

 

Todos os esforços culminaram no Seminário do Portal de Periódicos, realizado em novembro na sede da CAPES, em Brasília. O evento realçou o percurso trilhado pelo Programa e colocou em evidência assuntos relativos às perspectivas da produção científica brasileira e internacional. A comemoração teve como complemento a Cerimônia de Renovação de Contratos, que celebrou a parceria entre o Portal e os editores internacionais. O evento ocorreu em Nova Iorque (Estados Unidos).

Entrega de placa comemorativa, simbolizando a renovação do contrato, para representante da editora Wiley durante a cerimônia nos Estados Unidos. (Foto: editora Wiley)

 

Ainda em 2015, a CAPES deu início ao projeto de acesso unificado, com o objetivo de manter o acesso aos conteúdos assinados exclusivamente por meio do Portal de Periódicos. A proposta destinou-se a garantir a segurança da informação – em cumprimento aos contratos assinados com as editoras – e fomentar ainda mais o uso do Portal, reforçando sua importância perante a comunidade acadêmico-científica brasileira.

No encerramento do ano, foram registrados 37.818 periódicos, sendo 14.258 títulos de revistas científicas de acesso gratuito – acompanhando a tendência mundial do open access. O número de instituições atendidas era 436 e o total de acessos ao Portal de Periódicos bateu recorde, superando a marca de 113 milhões.

Além dos periódicos, ao final de 2015 estavam disponíveis para os usuários 127 bases em texto completo, 126 bases de dados de referências e resumos, 66 bases de teses e dissertações, 42 obras de referências, 11 bases de patentes e 31 bases de dados com livros – resultando na disponibilidade de mais de 266.272 documentos eletrônicos, dentre capítulos de livros, relatórios, anais, manuais, guias e outros.

O Portal de Periódicos continua buscando inovação em 2014. A principal melhoria relacionada a este ano foi a mudança na interface do Portal. Apesar da alteração ter acontecido por determinação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), a CAPES aproveitou a oportunidade para modernizar e incluir outros serviços para os usuários do Portal de Periódicos.

Um dos destaques foi a “Central de Conteúdos”, localizada no menu esquerdo da página inicial. A nova opção possibilitou o acesso a materiais didáticos nos mais variados formatos – áudio, imagem, vídeo, entre outros tipos. Além disso, permitiu aos usuários acesso direto aos aplicativos móveis do Portal de Periódicos e possibilitou baixar tanto a versão para sistema IOS quanto para Android. Os tipos de busca, o “Meu espaço”, a opção para acesso remoto e todos os outros serviços e funcionalidades foram mantidos na nova interface.

Outra inovação observada em 2014 foi a inclusão de treinamentos específicos para algumas bases de dados. A iniciativa teve como objetivo estimular e aumentar o uso desses conteúdos em pesquisas realizadas por meio do Portal de Periódicos. As bases escolhidas para 2014 foram: Begell House; ASTM Standards and Engineering Digital Library; Institution of Civil Engineers (ICE); Organization for Economic Co-operation and Development (OECD); Eighteenth Century Collections Online (Gale/ECCO); e, Philosopher''s Index. Os treinamentos convencionais continuaram acontecendo de forma paralela.

Tantas inovações e, principalmente, o trabalho realizado pela Coordenação-Geral do Portal de Periódicos da CAPES chamou a atenção internacional. Considerado um caso de sucesso, bibliotecários canadenses visitaram a CAPES em 2014 para conhecer a estrutura e todo o funcionamento do Portal de Periódicos. A comitiva composta por diretores, membros da Canadian Association of Research Libraries (CARL), visitaram também outras universidade públicas brasileiras com o objetivo de trocar experiências e conhecer o sistema de bibliotecas universitárias do país.

O fato que marcou os 13 anos do Portal de Periódicos da CAPES foi o lançamento do aplicativo do Portal, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que permitiu o acesso remoto ao acervo por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O app foi lançado para IOS, Android e outros sistemas operacionais, nas categorias Referência e Educação.

O aplicativo possibilitou realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro, todos os tipos com a funcionalidade de autopreenchimento. Além disso, proporcionou ao usuário navegar em websites referenciados pelos resultados de busca, ler e exportar os artigos em formato PDF. Ofereceu inúmeras possibilidades de pesquisa dentro do universo científico disponibilizado pelo Portal de Periódicos.

O ano de 2012 destacou-se, principalmente, pela ampliação do acesso ao Portal de Periódicos para bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAPES disponibilizou o acesso remoto ao acervo para 6.700 bolsistas ativos no exterior. Foi uma conquista importante por ter possibilitado o acesso de forma ampla e irrestrita à informação científica produzida no mundo, em tempo real.

Outro ponto de destaque foi a implementação da nova ferramenta de busca integrada ao acervo. O novo formato passou a recuperar os dados com maior velocidade de resposta, buscando o termo digitado em todos os conteúdos pesquisáveis do Portal. Essa possibilidade aumentou o universo dos resultados e ofereceu uma pesquisa com recursos que contribuem na análise das informações recuperadas. Novos filtros passaram a refinar melhor a pesquisa, facilitando ainda mais o acesso ao conteúdo.

Além das buscas por assunto, periódico e base, foi acrescentada a busca por livro na página inicial do Portal de Periódicos. A nova funcionalidade permitiu explorar um universo de mais de 150.000 livros eletrônicos assinados com editores internacionais, com títulos tanto em inglês quanto em português. Além da pesquisa simples, a busca por livros ofereceu a opção de busca avançada. Essa alternativa proporcionou uma consulta mais específica por uma palavra no título, autor, editor ou ISBN (Sistema Internacional de Identificação Numérica de Livros).

Houve o aumento no número de bibliotecárias help desks que auxiliam no suporte aos usuários, passando de 13 para 19 em 2012. A ampliação foi reflexo do crescimento no número de instituições participantes do Portal de Periódicos com acesso gratuito ao acervo assinado pela CAPES, que saltou de 326 para 407 instituições de ensino superior e pesquisa em todo país.

O ano também foi marcado pela assinatura da National Geographic para acesso Brasil, isto é, a revista ficou acessível desde a primeira edição, publicada em 1888, até o presente para todos os brasileiros interessados no seu conteúdo. Foi disponibilizado por meio do Portal de Periódicos mais de 120 anos de história reunidos em mais de 100 edições com, aproximadamente, 187 mil páginas de conteúdo, 160 mil imagens, 465 mapas e materiais de áudio e vídeo originais, produzidos pelas expedições da National Geographic Society, sociedade norte-americana responsável pela editoração do periódico.

O ano de 2011 foi marcado pelo desenvolvimento de novas soluções e serviços para as instituições participantes e para a comunidade acadêmico-científica que utiliza o Portal de Periódicos. Todas as melhorias implementadas configuram o resultado da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), num esforço constante de melhorar os serviços oferecidos aos participantes.

Em 2011, foi desenvolvida a versão mobile do Portal de Periódicos para smartphones e tablets. Esta versão foi lançada oficialmente em novembro, em comemoração ao aniversário do Portal, quando foi apresentado aos usuários o endereçopara acesso: www.periodicos.capes.gov.br/mobile. Ainda foi incorporado um novo recurso na página inicial do Portal de Periódicos, o RSS, permitindo o acesso direto aos artigos de pesquisadores brasileiros publicados em tempo real nas editoras nacionais e internacionais.

Dois sistemas foram criados nesse mesmo ano para automatizar os processos, facilitar o gerenciamento de informações e integrar as instituições, a CAPES e os editores. Um deles foi o AdminIP (Sistema de Gerenciamento de Acesso), no qual são disponibilizadas as informações de acesso das instituições participantes, como os endereços IP cadastrados, as coleções acessadas (disponíveis) e os contatos institucionais. Também foi desenvolvido um sistema de estatísticas para consolidação, consulta e emissão de relatórios gerenciais sobre os dados de acesso do Portal de Periódicos.

A CAPES comemorou seis décadas da sua criação e o Portal completou 11 anos de existência, em 2011. O aniversário do Portal de Periódicos foi celebrado como parte das comemorações dos 60 anos da Coordenação e as festividades aconteceram no dia 10 de novembro. Na ocasião, foi realizada uma caminhada ecológica com o plantio de mudas de ipê, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de editores internacionais, pesquisadores, bibliotecários e vários outros convidados.

Caminhada ecológica na trilha da Embrapa (Foto: Edson Morais - ACS/Capes).

 

As solenidades continuaram com a cerimônia de renovação dos contratos, entre a CAPES e os editores que integram o Portal de Periódicos, e a entrega do 2º Prêmio Emerald. Os pesquisadores agraciados com a premiação pertenciam a instituições participantes do Portal e a escolha dos ganhadores foi fundamentada no objetivo da CAPES de democratizar o acesso ao conhecimento e na questão do desenvolvimento social aplicado à realidade brasileira.

O Portal de Periódicos fechou o ano de 2011 com mais de 30.000 periódicos com texto completo sendo, aproximadamente, 10.000 de acesso gratuito. Foram contabilizados mais de 76 milhões de acessos, correspondendo a 209.149 acessos por dia. O conteúdo disponibilizado passou a atender usuários de 326 instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa em todo Brasil.

Em 2010, o Portal de Periódicos completou dez anos de existência. Em decorrência do seu aniversário, em 11 de novembro, foram apresentadas melhorias na interface do Portal. O layout foi alterado, os serviços de busca foram ampliados para facilitar a navegação e, como resultado das sugestões de usuários, foram disponibilizados os recursos “Buscar periódico” e “Buscar base” na página inicial.

Ainda como parte das comemorações do aniversário, foi lançada uma edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) com o título “Dez anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução e utilização”. A edição foi composta por oito artigos escritos por pessoas da comunidade acadêmica e por imagens de nove instituições de ensino superior que mais acessavam o Portal de Periódicos. Foram distribuídos 2.000 exemplares da revista.

Os treinamentos e palestras sobre o uso do Portal de Periódicos foram intensificados em 2010 devido às novas funcionalidades. Foram realizados 33 treinamentos ao longo do ano e 4.263 pessoas foram capacitadas, entre professores, pesquisadores, alunos e bibliotecários. A participação em eventos também aumentou como forma de ampliar a divulgação do Portal. Entre os eventos mais importantes destaca-se a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no qual a equipe do Portal distribuiu materiais informativos e brindes aos participantes dos eventos.

Nesse ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibilizou o piloto da Britannica Escola Online, da Encyclopaedia Britannica, para crianças e adolescentes. O conteúdo, todo em português e adaptado para a realidade brasileira, foi disponibilizado gratuitamente no Portal de Periódicos para alunos do ensino fundamental das escolas públicas.

Ainda em 2010, o Portal de Periódicos foi um dos nove premiados no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Dentre os critérios de avaliação utilizados para a escolha dos ganhadores foram considerados aspectos como a utilização eficiente dos recursos públicos e de mecanismos de controle e avaliação da gestão do programa. Os resultados alcançados pelo Portal na democratização do conhecimento científico no Brasil, como a expansão do acervo e do número de instituições usuárias, também contribuíram para o recebimento do prêmio.

No mesmo ano, o Portal de Periódicos tornou-se provedor de serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), formada por instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Essa iniciativa foi possível devido à parceria entre a CAPES e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela rede de internet da comunidade acadêmica brasileira. A inovação estabeleceu uma relação de confiança entre os membros da CAFe e permitiu aos usuários o acesso remoto ao conteúdo do Portal de qualquer lugar do mundo, utilizando login e senha autenticados pela instituição participante.

Nesses dez anos, o acervo do Portal de Periódicos cresceu em mais de 24 mil títulos com texto completo, passando de 1.882 periódicos em 2001 para 26.372 em 2010. O número de bases referenciais e de resumos aumentou dez vezes, totalizando 130 bases ao final de 2010. A quantidade de instituições participantes também evoluiu, passando de 72 para 311 nesse período. O Portal de Periódicos consolidou-se como um dos maiores acervos virtuais do mundo, disponibilizando conteúdos fundamentais para a pós-graduação e a pesquisa brasileira.

Em 2009, o Portal atinge a marca de mais de 15 mil periódicos com texto completo e 126 bases referenciais. O Portal ainda trabalha na diversificação desse acervo, por meio da aquisição de normas técnicas e 515 livros eletrônicos. Começa a ser negociada a implantação de um curso de inglês on-line, que ficará disponível no Portal aos professores do ensino fundamental e médio e aos pesquisadores da pós-graduação.

Outra novidade é a disponibilização para as instituições usuárias do Portal da base Journal Citation Reports (JCR), ferramenta que calcula o número de citações atribuídas pela comunidade acadêmica a artigos dos periódicos e atribui o fator de impacto de uma revista científica.

Em 2009, é ampliado o número de instituições participantes do Portal de Periódicos, com a inclusão de fundações e universidades que até então não tinham acesso gratuito ao Portal de Periódicos e que receberam o benefício pela criação e manutenção de programas de pós-graduação recomendados pela CAPES e pelo atendimento aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação. Com essa inclusão, o número de instituições participantes do Portal chegou a 308, mais de quatro vezes o número de usuários que utilizavam a ferramenta em 2001.

Nesse mesmo ano, a equipe do projeto começa a trabalhar na implantação da ferramenta Verde, que permite a gestão de contratos e bases de dados eletrônicas.

O Projeto de Atualização do Portal de Periódicos entra na sua fase final em 2009. São realizados testes na ferramenta de Metabusca pelos membros do Conselho Consultivo PAAP. A CAPES recebe as avaliações, sugestões e comentários das bibliotecárias que também testaram a ferramenta. O retorno desses usuários foi incorporado ao Novo Portal de Periódicos durante o desenvolvimento da sua arquitetura e das novas funcionalidades. O layout e o conteúdo da versão atual do Portal de Periódicos foram lançados oficialmente durante as comemorações do seu IX Aniversário, no dia 11 de novembro.

Solenidade de comemoração do IX Aniversário do Portal de Periódicos e de lançamento do novo sistema

 

Em 2008, a CAPES inova no formato dos treinamentos do Portal de Periódicos com a criação do Programa de Formação de Multiplicadores (Pró-Multiplicar). Por meio do Programa, os bolsistas de doutorados da Coordenação aprendem a utilizar os recursos do Portal e passam a atuar na multiplicação dessas informações em suas universidades. Nesse primeiro ano, oito instituições participaram do Pró-Multiplicar.

Doutorandos da Universidade Federal do Mato Grosso realizam treinamento no Pró-Multiplicar

 

As comemorações do VIII Aniversário do Portal de Periódicos são marcadas por uma solenidade para a assinatura dos contratos com os editores internacionais. No mesmo evento, é feito o lançamento oficial do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos, com uma demonstração da ferramenta de Metabusca.

 

Solenidade de comemoração do VIII Aniversário do Portal de Periódicos da CAPES

 

2008 é ainda o ano em que o Brasil atinge a 13º posição no ranking mundial de produtividade científica, ultrapassando a Rússia e a Holanda. O desempenho alcançado pelo país é resultado da atuação conjunta entre governo, universidades e centros de pesquisa que atuam na pós-graduação. A CAPES participa ativamente desse processo por meio do fomento à pesquisa, na formação de recursos humanos e na disponibilidade do acesso livre ao conhecimento gerado mundialmente, oferecido pelo Portal de Periódicos.

O acervo do Portal de Periódicos continua a aumentar. No final desse ano, já são 12.365 periódicos e 126 bases de dados. A evolução do conteúdo do Portal de Periódicos é acompanhada por um crescimento no número de acessos. Em 2008, foram mais de 60 milhões, entre textos completos baixados e consultas às bases de dados.

Ao mesmo tempo, observa-se uma redução nos custos da pesquisa científica feita por meio do Portal de Periódicos. Se, em 2001, o acesso aos textos completos e às bases referenciais custavam respectivamente US$4,53 e US$1,87; em 2008, esses custos haviam sido reduzidos para US$1,60 e US$0,22.

Ainda em 2008 é realizada uma reunião, em Brasília, com as bibliotecárias de 12 instituições de ensino e pesquisa e duas integrantes da equipe de helpdesks do Portal de Periódicos. Durante o evento, é apresentada a Metabusca. Essas bibliotecárias integram o grupo responsável pelos testes na ferramenta, realizados no âmbito da Fase Experimental de implantação do Projeto de Atualização do Portal de Periódicos. Os testes seriam realizados até março de 2009.

Reunião com a equipe de bibliotecárias que participaram da Fase Experimental do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos

 

Em 2007, a CAPES, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), começou a trabalhar no desenvolvimento do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos. O projeto deu origem à versão atual do Portal e começou a ser discutido ainda em 2005.

Por meio do projeto, foram desenvolvidas soluções para facilitar a gestão dos recursos eletrônicos (bases de dados e periódicos) pela CAPES e também a pesquisa por informação científica pelo usuário do Portal. Nesse momento, discutiu-se a centralização do acesso aos textos completos por meio dos servidores da CAPES. O objetivo foi tornar mais simples, eficaz e confiável o processo de produção de estatísticas de uso do Portal de Periódicos.

Outra novidade é o desenvolvimento de uma ferramenta de Metabusca que integra a atual versão do Portal de Periódicos. A Metabusca permite aos usuários do Portal realizar consultas em diferentes bases de dados por meio de uma única consulta por autor, assunto e palavra-chave.

No ano de 2007, a equipe do Portal esteve presente no II Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (SCBIILA), que aconteceu em São Paulo, nos dias 10 a 13 de setembro. O evento reuniu os representantes de consórcios ou de iniciativas de aquisições cooperativas de publicações eletrônicas de vários países. Contou ainda com a participação dos editores e provedores de informação científica. No seminário, os participantes puderam expor suas experiências e discutir propostas para melhorar os serviços oferecidos às instituições e aos usuários de consórcios de bibliotecas. Os debates resultaram em uma Carta de Intenções assinada pelos participantes.

Nesse ano, o acervo do Portal chegou à marca dos 11.419 periódicos científicos com texto completo e 125 bases referenciais.

No ano seguinte, a coleção do Portal de Periódicos atingiu a marca de 10.919 periódicos e 121 bases referenciais. Nesse mesmo ano, houve uma mudança no formato dos treinamentos no uso do Portal de Periódicos oferecidos tanto para os usuários finais das instituições – pesquisadores, professores, alunos – como para os bibliotecários. Há uma ampliação considerável do público desses eventos, que passam a ser realizados em grandes auditórios.

Treinamento no uso do Portal de Periódicos, realizado no CNPq em 2006

 

Em 2006, foi divulgado ainda o resultado do concurso para as melhores pesquisas sobre o tema A Influência do Portal de Periódicos da CAPES na Pós-Graduação Brasileira. Foram escolhidos trabalhos nas seguintes categorias: pesquisador-docente, bibliotecário, aluno de mestrado e aluno de doutorado. Além disso, o Portal de Periódicos passa a integrar o programa Library Links do Google Acadêmico. A ferramenta permite identificar, nos resultados de pesquisa, os documentos disponíveis no Portal. Os textos são ainda recuperados com selo CAPES-BR. Outra novidade foi a disponibilização da coleção de periódicos e bases de acesso gratuito indexadas no Portal de Periódicos na página dos Periódicos Acesso Livre.

Em 2004, o Portal passa a contar com cerca de 8.500 periódicos em texto completo e 90 bases referenciais, mais do que o dobro de títulos disponíveis no ano anterior. O número de instituições participantes do Portal já chega a 133. Nesse ano, o Professor Jorge Almeida Guimarães assume a Presidência da CAPES.

Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, atual presidente da CAPES

 

Ainda em 2004, é desenvolvido um novo layout  para a página do Portal de Periódicos, que passa a contar com um espaço para as notícias de interesse da comunidade acadêmica. Essa foi a última reforma realizada na página do Portal antes do lançamento da versão atual.

Último layout do Portal de Periódicos antes da introdução da página atual

 

Em 2005, novos títulos foram assinados pela CAPES. O Portal de Periódicos passou a contar com um acervo de mais de 9.500 revistas científicas internacionais e 105 bases referenciais. Nessa época, houve esforço no desenvolvimento da coleção nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas de modo que o Portal de Periódicos atendesse melhor as demandas dos professores e alunos dessas disciplinas.

Outra novidade foi a inclusão de periódicos nacionais classificados pelo programa Qualis da CAPES, nos níveis A e B, com o objetivo de dar maior visibilidade à produção científica nacional. Foram mais de 300 títulos adicionados à coleção do Portal de Periódicos que, somados às revistas indexadas na base de dados Scielo, passou a contar com 516 periódicos publicados no Brasil.

Esse foi também o ano em que o Portal comemorou seu V Aniversário, com uma solenidade realizada no Hotel Nacional, em Brasília. O evento contou com a participação de várias autoridades, como o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ministro de Ciência Tecnologia, Sérgio Resende, o Ministro da Saúde, Humberto Costa, o Diretor de Programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral Neto, além de representantes das universidades e das editoras parceiras do Portal de Periódicos.

Solenidade de Comemoração do V Aniversário do Portal de Periódicos da CAPES

 

Nesse mesmo ano, foi realizada a Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica promovida pela CAPES, em Brasília, em 1º de dezembro. No evento, houve uma manifestação geral dos participantes sobre a importância do programa e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa científica no Brasil.

No ano de 2002, o Portal recebeu o Prêmio Institucional do Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região pela sua atuação na disponibilização de conteúdo científico. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu na Universidade Veiga Filho, no Rio de Janeiro. A CAPES também esteve presente na International Conference on Scientific Eletronic Publishing in Developing Countries, realizada na Universidade Católica de Valparaíso, no Chile. Durante o evento, foi proferida a palestra ‘The Brazilian Experience’  sobre o Portal de Periódicos.

Nesse mesmo ano, foi desenvolvido o Banco de Tese da CAPES uma base de dados referenciais que permite recuperar os resumos das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do Brasil desde 1987.

Em 2003, o Portal de Periódicos estabeleceu importantes parcerias, com a assinatura de convênios com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com o Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Copere), que reúne instituições privadas do Estado de São Paulo. Os novos parceiros passaram a assinar parte do conteúdo do Portal de Periódicos, dentro da modalidade denominada usuário colaborador.

O acervo do Portal, nesse período, já contava com 3.379 periódicos com texto completo, quase o dobro do número de títulos assinados por ocasião da sua criação. Além disso, os usuários vinculados a 99 instituições participantes tinham acesso ao conteúdo de 15 bases referenciais.

O Portal de Periódicos ganhou uma regulamentação específica por meio da Portaria CAPES nº 34, publicada em 19 de julho de 2001. A Portaria define o PAAP como "um empreendimento cooperativo coordenado pela CAPES, com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações que têm a finalidade de facilitar e promover o acesso à informação científica e tecnológica nacional e internacional a instituições de ensino superior e pesquisa do país". A partir desse momento, as instituições de ensino superior usuárias do Portal passaram a assinar um Termo de Compromisso com a CAPES pela qual se comprometiam a cumprir o Regulamento do Programa e as Normas para uso das Publicações Eletrônicas disponíveis no Portal de Periódicos.

Nesse ano, tiveram início as Jornadas de Treinamentos no Portal de Periódicos da CAPES. O objetivo inicial era capacitar bibliotecários e profissionais da informação das instituições, encarregadas de multiplicar essas informações para alunos e professores nas universidades. Os treinamentos eram realizados em uma instituição de cada região do país, que atuava em parceria com a CAPES, ficando responsável pela disponibilização da infraestrutura do evento.

Até 2001, os recursos financeiros da CAPES ainda eram repassados diretamente às instituições de ensino superior (IES) para a manutenção de coleções impressas. A partir de 2002, esses recursos foram centralizados pela CAPES, que começou a investir maciçamente nos periódicos eletrônicos e na ampliação e na atualização do conteúdo do Portal.

Home do Portal de Periódicos em 2001

 

Em 2001, o acervo do Portal atingiu a marca de 1.882 periódicos com texto completo e 13 bases referenciais acessados por 72 instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

A história do Portal de Periódicos remonta ao ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) à comunidade acadêmica brasileira.

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a CAPES passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.

O lançamento foi marcado por uma solenidade realizada no Ministério da Educação, que contou com a presença do Ministro da Educação, do Presidente da CAPES, dos membros da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), representantes de instituições de ensino superior e dos provedores de informação científica.

O conteúdo inicial do Portal contava com um acervo de 1.419 periódicos e mais nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento.

 

Voltar ao topo