Você tem acesso ao conteúdo gratuito do Portal de Periódicos da CAPES

Informativos


Acervo

Bolsista descobre proteína que agrava casos de leucemia


Quarta, 04 Agosto 2021

Bolsista Jean Carlos Lipreri da SilvaA ezrina é uma proteína presente nos piores quadros de leucemia mieloide aguda. Fármacos que a inibam podem ser uma alternativa de terapia não invasiva no tratamento desse tipo de câncer. A descoberta e a proposta são de pesquisa conduzida por Jean Carlos Lipreri da Silva, doutorando em Farmacologia com bolsa da CAPES na Universidade de São Paulo (USP). O estudo rendeu um artigo, em inglês, publicado na revista Cellular Oncology, do grupo SpringerNature.

Apesar de a ezrina já ter sido estudada em outros tipos de tumores, o grupo foi pioneiro ao identificar a proteína como diretamente ligada à sobrevida de pacientes com leucemia mieloide aguda. “Realizamos, então, ensaios funcionais em modelos celulares, mostrando que a inibição farmacológica de ezrina diminuiu a sobrevivência, proliferação e aumentou a morte das células tumorais”, relata o bolsista.

A leucemia mieloide aguda é um câncer agressivo e que afeta o sangue. Foi, segundo o Observatório de Oncologia, o tipo de leucemia que mais matou pacientes acima de 20 anos no Brasil de 2008 a 2017 (36% do total), até por representar 80% das leucemias agudas em adultos. Em idosos a situação se mostra mais grave, pois os dois tipos de tratamento disponíveis – quimioterapia e transplante de medula óssea – nem sempre são possíveis. O desenvolvimento de uma nova terapia pode ser a solução para quem tem mais de 60 anos.

“A leucemia mieloide aguda é uma doença agressiva e comum em pacientes idosos, que possuem poucas opções terapêuticas. Quando ocorrem falhas no tratamento e essas opções acabam, restam apenas os cuidados paliativos. Assim, aumentar o leque de opções de novos tratamentos é uma situação urgente para essa doença”, explica João Agostinho Machado-Neto, professor do Departamento de Farmacologia da USP e coordenador da pesquisa.

 

Springer Nature no Portal de Periódicos da CAPES
A comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a conteúdos da Springer Nature pelo Portal de Periódicos da CAPES: Nature.com, Springer Book Archives e Springer Journals. Para ter acesso ao periódico Cellular Oncology, no qual o artigo do pesquisador brasileiro foi publicado, o usuário pode clicar em buscar periódico ou recorrer à opção buscar base e acessar todos os conteúdos disponíveis da Springer Nature

Alguns conteúdos da editora fazem parte do cronograma de treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para mais informações clique aqui

 

Legenda da imagem:

Jean Carlos Lipreri da Silva é bolsista CAPES de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da USP (Foto: Arquivo Pessoal) 

 

Com informações: CCS/CAPES 

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição 

A reprodução dos informativos é autorizada com citação de fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”

 



Informativos relacionados

  • 09.11.21
  • 00:11
Inteligência artificial pode ler eletrocardiogramas
Meta-Referência: Antônio Horta Ribeiro aplica IA em pesquisas de para otimizar análise de exames cardiológicos
  • 04.11.21
  • 00:11
Novembro Azul chega para a conscientização masculina do câncer de próstata
Há aproximadamente 3 milhões de homens convivendo com a doença no Brasil
  • 29.10.21
  • 00:10
Em 31 de outubro, os poetas brasileiros são os protagonistas
Neste dia é comemorado o dia nacional da poesia
  • 27.10.21
  • 00:10
Geologia explica origem do petróleo na Bacia do Ceará
Bolsista da CAPES realizou estudo para investigar a evolução geológica e o processo de geração do petróleo e gás
  • 25.10.21
  • 00:10
Obesidade diminui nutrientes do leite materno
Estudo aponta que leite materno de mães obesas possui menores concentrações de compostos lipídicos, essenciais para o desenvolvimento do cérebro de bebês
Voltar ao topo